DICAS PARA ECONOMIZAR NOS CUSTOS DA CONSTRUÇÃO
A construção da casa própria é o principal sonho de muitos brasileiros. Para não ter surpresas desagradáveis, problemas com custos e economizar um dinheirinho, existem alguns pontos essenciais, que devem ser levados em consideração antes de iniciar uma obra. Confira algumas dicas que a Grisotti preparou, para lhe ajudar a reduzir os custos na construção:
Planejamento do projeto
O primeiro passo é escolher o engenheiro ou a empresa responsável. São esses profissionais que cuidarão de todas as etapas da obra, com um cronograma personalizado, cuidando da adequação do seu orçamento, avaliação do terreno (terraplanagem, alicerces, etc.), os cálculos necessários, os esquemas arquitetônicos, hidráulicos e elétricos, dentre outros.
Projeto inteligente e sustentável
Ao dispor os cômodos, considere opções que podem se conectar para não ter que adquirir tanto material. Caso não seja possível posicionar alguns dos cômodos em uma mesma área da casa, escolha alinhar ao menos os banheiros – suas despesas com tubulações já serão reduzidas de maneira significativa. Alguns materiais sustentáveis podem custar um pouco mais, mas farão você economizar dinheiro nas contas de energia e água. Lâmpadas LED, torneiras economizadoras, assim como vidros e espelhos reciclados, são algumas opções.
Pesquisa, orçamento e negociações
Peça indicações de lojas de material de construção e separe um tempo, para fazer as compras de uma só vez. Uma compra grande garante melhores condições de negociação. Pagar à vista é uma ótima opção, pois muitas lojas oferecem descontos para quem opta por esta modalidade. O telhado, as portas e as janelas costumam ser os itens mais caros da lista de materiais. Por isso, verifique quais são as melhores opções e prefira os modelos feitos em alumínio e que não precisem de estrutura adicional para serem instalados.
Escolha dos acabamentos
É possível encontrar muitas alternativas de acabamentos e os mais simples cumprem bem a função, e atendem às normas técnicas perfeitamente. Para os pisos, também existem opções que não pesam no bolso, como o cimento queimado. Outra boa opção é o uso da cerâmica em toda a casa, e este material é indicado principalmente para regiões de altas temperaturas, já que a instalação de um piso frio ajuda a casa a não reter calor. Se quiser optar pela madeira, prefira os pisos laminados, que podem ser limpos facilmente e podem ser facilmente removidos no caso de uma mudança, por exemplo.
Gostou das nossas dicas? Para maiores informações de como a Grisotti pode ajudar na sua reforma ou construção, entre em contato com a gente! São mais de 30 anos de mercado, com expertise, profissionais habilitados e know-how para atender às necessidades específicas do seu projeto.