DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR TERRENO
Para realizar o sonho da casa própria, muitas pessoas escolhem comprar um terreno e construir. Embora não seja um investimento de alto risco comprar um terreno não é o mesmo que comprar um produto em uma loja. Uma escolha errada trazer muitos problemas, principalmente com os custos de adequação do projeto de construção. Por isso, a Grissotti traz algumas dicas para que você possa escolher sem sofrer com dores de cabeça no futuro.
Localização e vizinhança
Conferir as opções de locomoção do bairro e o trânsito irá poupar possíveis transtornos com engarrafamentos, além de economizar combustível. Outra importante questão é: quanto você e sua família são sensíveis ao barulho? Verifique se a região tem muitos bares e casas de festas. Atente-se também a presença de indústrias, elas normalmente emitem muitos ruídos e algumas podem poluir o ar ou o solo.
Topografia
Verifique se o terreno escolhido possui desnível, qual é a direção desse desnível e qual a intensidade dele. Se o desnível tende para o fundo do terreno pode ser mais complicado, pois exigiria o aterramento para nivelar o mesmo a fim de construir. O aterramento requer um muro de sustentação/arrimo e a construção do alicerce é bem complicada e cara. O tamanho do terreno deve estar de acordo com o projeto de construção da casa. Se ele for muito pequeno você poderá ter dificuldades em fazer um projeto adequado, se for muito grande poderá ter problemas com o aproveitamento do espaço, manutenção, valor do IPTU e outros. Também tenha cuidado com terrenos muito estreitos.
Solo
Contrate ajuda profissional para analisar o perfil do terreno e determinar se o solo é apropriado para apoiar a fundação. Lembrando que terrenos próximos a rios, represas e nascentes necessitam de aprovação antes de construir, porque podem ser áreas de preservação. Estes locais também costumam ser mais instáveis e sujeitos a alagamentos.
Documentação em dia
Para saber o histórico do terreno confira a certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis. Solicite também as certidões de ações dos distribuidores cíveis, protesto, execuções fiscais e ações federais, para identificar se há ações contra o proprietário. O terreno está registrado (averbado) no nome de quem está realizando a venda? Caso não esteja, o comprador deverá regularizar a situação. Peça também a Certidão Negativa de Débitos Municipais e o carnê do IPTU, que informa a metragem do terreno e o valor venal.
Luz do sol
Muitos não prestam atenção a posição do sol. O sol da manhã é bastante útil para uma lavanderia por exemplo, para a secagem de roupas, dormitórios e as áreas externas com piscina. O sol da tarde é mais forte, e a parte da casa que fica exposta a ele tende a ser a mais quente. Verifique também se a incidência solar não está sendo obstruída por um prédio alto ou se um terreno vizinho vazio poderá causar o mesmo problema quando estiver construído. A face sul, normalmente é a que menos recebe sol.
Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre decoração e construção. Para saber como a Grisotti pode ajudar na sua reforma ou construção, entre em contato com a gente! São mais de 30 anos de mercado, com expertise, profissionais habilitados e know-how para atender às necessidades específicas do seu projeto.
Fontes: www.casadicas.com.br