Como identificar e solucionar uma infiltração em sua construção
A construção de uma residência é uma tarefa complexa, que demanda um grande esforço em cada uma de suas etapas e, ainda, depois de construída, fica suscetível a ação do meio ao seu redor. Por isso, são raros os imóveis que não apresentam problemas, já que é quase inevitável a presença de erros em alguma das etapas construtivas, por isso, nesse artigo, iremos falar de um dos problemas mais recorrentes: a infiltração. A umidade está presente em todas as edificações e, como a maioria dos materiais utilizados na construção civil é porosa, a água pode ser um agente causador de patologia em nossas residências.
As infiltrações podem aparecer em diversos locais, no teto, nas paredes ou no chão. Geralmente, surgem inicialmente como manchas e bolhas, mas elas podem evoluir para um problema estrutural ou para a formação de bolor causando alergias e doenças. Portanto, você deve saber como identificar uma infiltração e como agir diante desse problema.
As infiltrações são caracterizadas por manchas escuras, geralmente, associadas à formação de bolhas, deformações e, posteriormente, à formação de mofo com odor característico.
No caso de um forro de gesso, que molhado uma única vez, já presencia a formação de bolhas, mas, que ao cessar a umidade, não se encontra a formação de manchas escuras ou mofo, trata-se de um grande indício de presença constante de água, ressaltando a necessidade de verificação imediata para que possíveis incidentes sejam evitados.
Após a identificação, o rumo a se tomar depende da origem da infiltração, afinal, a umidade pode chegar por diversos caminhos. Uma telha quebrada ou uma calha entupida pode abrir espaço para a entrada de água, mas, felizmente, nesses casos, o próprio morador pode solucionar o problema.
Entretanto, ao encararmos origens mais complexas, como vazamento nas tubulações é essencial a presença de um profissional para fazer a manutenção correta. Muitas vezes, é mais difícil identificar a raiz do problema, já que existem inúmeras causas para as infiltrações, e nessa situação, a melhor e mais econômica saída é contratar uma equipe para a identificação do vazamento e execução de um “Laudo de Patologia” para direcionar melhor as ações de manutenção e resolução das infiltrações.