Madeira Laminada Cruzada (CLT): considerada o concreto do futuro
O concreto, um material de construção por excelência, nos ofereceu durante décadas a possibilidade de moldar nossas cidades de maneira rápida e eficaz, expandindo-se rapidamente em periferias urbanas ou atingindo alturas antes impensáveis pela humanidade. Atualmente, novas tecnologias de madeira estão começando a oferecer oportunidades semelhantes – e até mesmo superiores – às oferecidas pelo concreto, incluindo a madeira laminada cruzada (também chamada de Cross Laminated Timber ou CLT).
A madeira laminada é o resultado da união de tábuas ou lâminas para formar uma única unidade estrutural, gerando elementos lineares, curvos ou retos, mas sempre lineares. Com a CLT, no entanto, a união de tábuas em camadas perpendiculares permite a fabricação de placas, placas ou superfícies, ou seja, paredes. É um compensado feito de tábuas que permite alcançar dimensões enormes; entre 2,40 m e 4,00 m de altura, e até 12,00 m de comprimento, ou mais, se necessário.
Qual o impacto ambiental da CLT?
A Madeira laminada Cruzada começou a ser fabricada na Áustria, com o objetivo de reutilizar as madeiras de menor valor. Atualmente, no entanto, o uso da madeira, em geral, está novamente se tornando um fator relevante na indústria da construção devido ao seu impacto ambiental.
Geralmente projetamos e construímos com concreto, e sua pegada é enorme se comparada à madeira. Para cada metro cúbico de concreto se emite à atmosfera uma tonelada de CO2. Quando construído com CLT, o “carbono sequestrado” é usado, uma vez que a árvore, à medida que cresce, se alimenta de carbono. Portanto, apesar de toda a energia usada no processo de extração e fabricação, a madeira nunca corresponderá à quantidade de carbono que ela mantém “sequestrada”.
Como a CLT se comporta estruturalmente em comparação a outros materiais?
A CLT tem sido chamado de “o concreto do futuro” e, em certo sentido, é verdade, já que fornece – pelo menos – a mesma resistência estrutural do concreto armado. É um material com alto grau de flexibilidade e precisa passar por grandes deformações para quebrar e desmoronar, ao contrário do concreto. Por outro lado, 1 m³ de concreto pesa aproximadamente 2,7 toneladas, enquanto 1 m³ de CLT pesa 400 kg, proporcionando a mesma resistência.
Construído corretamente, a Madeira Laminada Cruzada pode ficar completamente hermética, por isso é muito importante selecionar e gerenciar todos os elementos que compõem a estrutura final, como ferragens, juntas e outros. Em relação à resistência de uma construção com a CLT, poderíamos atribuir 90% da responsabilidade às ferragens e juntas, e 10% à própria madeira.