Tipos de areias: Veja como usar cada uma delas
A Construção civil evoluiu muito, a Grisotti Construtora acompanha todas as inovações que tornam as construções mais confiáveis, duráveis e confortáveis. Mas, acompanhar o futuro não quer dizer que ignoramos o mais fundamental e antigo dos materiais: a areia.
A areia na construção é um dos materiais mais importantes, e sua qualidade e características devem ser cuidadosamente observadas para garantir a qualidade da obra.
Para a construção a areia é dividida em três categorias
Areia fina – possui grãos de 0,005 a 0,42 mm: para acabamentos e pinturas;
Areia média – grãos entre 0,42 a 2 mm: preparação de massa e assentamento de tijolos;
Areia grossa – com diâmetro entre 2 a 4 mm: preparar o concreto;
Qualquer areia pode ser utilizada para o preparo do concreto, mas a areia fina requer mais cuidado, pois pode conter mais impurezas que granulações mais grossas.
Cor da areia
Outro fator importante da areia é sua pureza. A cor da areia pode variar entre o branco, amarelo ou avermelhada. Essas cores variam de acordo com a origem da areia, mas isto não muda a sua qualidade. Areias escuras podem indicar a presença de muitas impurezas e com isso devemos nos preocupar. As impurezas na areia comprometem a construção. É recomendável fazer a lavagem da areia nestes casos, também pode ser feito o teste de decantação. Para fazer o teste de decantação o procedimento é bastante simples, coloque uma porção de areia em uma boa quantidade de água e deixe assentar, a areia ficará no fundo, e se existirem impurezas, elas ficaram na superfície da água.
Os cuidados com a areia são essenciais. Quanto melhor a matéria prima, melhor será sua construção e menos surpresas desagradáveis acontecerão no futuro.
A Grisotti Construtora sempre está atenta aos materiais e tecnologias. Conte com a gente para sua construção. Da Documentação ao acabamento a Grisotti Construtora faz e sem surpresas desagradáveis.