CONHEÇA AS TENDÊNCIAS QUE ESTÃO TRANSFORMANDO A CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2017
Em todas as áreas de atuação é necessário estar sempre atualizado. E na construção civil não poderia ser diferente. Para se manter competitivo no mercado, inovar é o segredo do sucesso. Todos os anos surgem novas técnicas e tecnologias que trazem mais qualidade e reduzem custos nos projetos.
Veja algumas novidades e tendências que estão transformando o mercado da construção civil em 2017:
Impressoras 3D
Com as impressoras 3D já é possível a construção de casas e prédios, cerca de 70% mais rapidamente do que em uma obra tradicional. O sistema utilizado é similar ao de uma impressora tradicional 3D, que faz o trabalho por camadas e conta com múltiplos reservatórios de materiais, proporcionando a troca de matérias-primas durante a construção, sem que seja necessário alternar as peças. Tudo é controlado por programações a distância.
Contrapiso autonivelante
Um conceito relativamente novo no Brasil, e que vem sendo cada vez mais utilizado pelas construtoras para reduzir custos, e acelerar os prazos de entrega de obras. O material é composto por uma argamassa à base de cimento de alto desempenho, auto moldável e de fácil aplicação. Ele não precisa ser vibrado ou compactado manualmente, já que o peso próprio e a força da gravidade proporcionam o escoamento do mesmo.
Concreto Translúcido
O concreto teve a sua formula reinventada por um arquiteto húngaro chamado Áron Losonczi. Na composição de pedras trituradas, cimento e água foi acrescentada a fibra de vidro, gerando blocos translúcidos com resistência de até 10 mil libras por polegada quadrada. Além de ser forte para substituir o concreto convencional, este material traz uma renovação na estética das construções.
Sensores Vestíveis
Algumas companhias americanas já utilizam sensores inteligentes nas roupas dos trabalhadores para melhorar a segurança. Relógios de pulso monitoram a temperatura corporal e evitam a exaustão térmica e os capacetes, por exemplo contam com equipamentos que avisam se houve algum impacto. No caso de uma queda, os arreios podem controlar o número de pessoas em uma estrutura, emitindo um aviso.
Concreto que brilha no escuro
Com o objetivo de renovar o sistema de iluminação de ruas e estradas, além de colorir calçadas e paredes, este material promete durabilidade de até 100 anos. No cimento comum criam-se flocos ou cristais que são indesejáveis no cimento endurecido, onde se observa a passagem de luz. Maximizando estra característica, os cristais captam mais luz do sol, e podem brilhar mais nos períodos noturnos.
Tinta que converte energia solar em eletricidade
Trata-se de uma tinta fotovoltaica, que absorve o calor do sol e o converte em eletricidade. O conceito é poder utilizar o calor do telhado ou das paredes de um edifício, principalmente no verão, para que grandes quantidades de calor não sejam desperdiçadas. Segundo os cientistas criadores do material, a tinta pode ser usada em superfícies de navios, carros e edifícios.
Para conhecer mais novidades do mercado de construção, continue acompanhando o nosso Blog.