A construção sustentável há muito deixou de ser um sonho distante e hoje é uma realidade mundial. O Brasil ocupa atualmente o 4º lugar dentre os países que mais detém construções sustentáveis, segundo o Green Council Building, maior órgão internacional de certificação do setor. Conheça algumas que estão em evidência atualmente:
- Retrofit: é a atualização de edificações antigas, mantendo o máximo possível sua essência arquitetônica, porém aplicando à mesma soluções e tecnologias atuais em seus ambientes. Esta técnica foi a forma encontrada para modernizar construções antigas principalmente na Europa, onde a legislação de patrimônio histórico é rígida.
- Automação: o uso da automação colabora para transformar uma edificação em uma construção sustentável. Sistemas automatizados controlam a iluminação, reuso de água, climatização, irrigação, etc. A automação permite a otimização do uso da edificação, reduzindo o consumo de energia elétrica, de água, emissão de CO², entre outros recursos utilizados no funcionamento de uma edificação.
- Telhado verde: o uso desta solução ainda é uma tendência, pois confere à edificação conforto térmico e acústico, ajudando a reduzir a necessidade de climatização artificial. O telhado verde também pode colaborar com filtragem do ar e absorção da água da chuva, possibilitando sua reutilização e/ou reduzindo seu fluxo para as galerias pluviais urbanas. Além disso, o telhado verde traz um ar natural ao projeto, qualificando a experiência de quem vivencia a edificação e o entorno do local onde este está inserido.
- Material pré-fabricado: o uso de peças pré-fabricadas na execução de um projeto acaba por impactar no tempo da obra, pois com as peças já prontas, há maior agilidade na execução, também há menos necessidade de mão de obra no canteiro, além de menor desperdício de material utilizado para a fabricação no próprio canteiro.
- Certificações para construção sustentável: as certificações para construções sustentáveis são adquiridas através de processos voluntários, onde os responsáveis pelo projeto em questão submetem o mesmo às empresas certificadoras. Os critérios de avaliação são estatísticos, avaliando-se critérios ou pontos. Os principais itens observados são: gestão e processos empregados, indicadores de desempenho em economia de energia, água e redução de emissão de CO².
A Grisotti Construtora realiza suas obras com segurança, tranquilidade, sempre visando a sustentabilidade. Traga seu projeto para nós!