APARTAMENTO PRONTO PARA MORAR. O QUE REALMENTE ISSO SIGNIFICA?
Comprar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. É a chance de dar adeus ao aluguel e ganhar a liberdade de montar um espaço com a sua cara. Mas, antes de lidar com corretores, construtoras, cartórios e com muitas questões que podem surgir no caminho, é preciso decidir qual tipo de imóvel encaixa-se melhor no seu estilo de vida – e, principalmente, no seu bolso. Hoje trazemos para você alguns esclarecimentos sobre apartamentos novos, comercializados como “prontos para morar”. O que fazer logo após a aquisição de um apartamento finalizado? Confira:
“Pronto para morar” quer dizer que…
O apartamento não precisa de ajustes estruturais ou obras adicionais para receber os seus moradores. Porém, alguns detalhes de personalização e acabamento costumam ficar em aberto, para que você possa deixá-lo da forma que sempre sonhou.
Primeiros passos antes da mudança
O primeiro passo é checar os pontos operacionais como: vistoria e documentação. Após a aquisição do imóvel a prefeitura da sua cidade irá expedir o Habite-se. Uma declaração que visa comprovar que o empreendimento foi construído de acordo com as regras e exigências da legislação local e seguindo o Código de Obras do município.
Após solicitado o Habite-se — também conhecido por auto de conclusão de obra —, um engenheiro é enviado até as instalações, onde ele realiza uma vistoria em companhia do corpo de bombeiros, que atesta a segurança do local, por exemplo, em casos de incêndio.
Lembrando que, em alguns casos, o documento é expedido antes mesmo do ato da compra ou no decorrer dos trâmites financeiros do ato de aquisição.
Em seguida é preciso verificar o que pode ou não ser reformado ou alterado para não comprometer a estrutura do local.
Nem toda mudança é indicada para a composição da planta do imóvel. É desaconselhável, por exemplo, fazer qualquer modificação no que se refere à estrutura. Logo, as paredes não podem ser mexidas ou derrubadas, pois essa ação pode acabar comprometendo as condições de sustentação de todo o prédio.
O mais recomendado é procurar conhecer os detalhes do encanamento e fiação interna. Já pensou furar uma parede para instalar um móvel ou quadro e acabar atingindo um cano acidentalmente?
O sistema de abastecimento de água costuma ser disponibilizado de antemão pela construtora. É aconselhável fazer um teste, ligando todas as torneiras e deixando a água correr por alguns segundos para verificar a existência de vazamentos nos sifões e conseguir a garantia de um bom funcionamento.
Normalmente os acessórios metálicos, como torneiras, pias, lustres, bases e hastes são comprados separadamente, até mesmo para satisfazer o gosto pessoal do comprador.
No caso das instalações elétricas, é preciso solicitar a ligação de energia na companhia responsável do município. O procedimento é simples e não é feito com antecedência para evitar custos elevados e desnecessários na primeira conta de luz do morador.
Com todas essas informações, agora só planejar a reforma geral do apartamento para imprimir uma visão mais intimista e pessoal ao seu novo lar!
Para isso conte com a Grisotti Construtora, com mais de 30 anos de tradição em reformas gerais de imóveis. Oferecemos opções personalizadas para cada cliente, de acordo com as necessidades de cada projeto, com garantia de qualidade, preço e prazo de entrega. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços.