Além de dar uma cara nova e mais moderna aos ambientes clássicos de trabalho, a arquitetura corporativa tem a grande responsabilidade de criar ambientes muito bem planejados, uma vez que estes espaços são capazes de motivar aqueles que ali trabalham e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Preparamos uma lista com algumas tendências para projetos de arquitetura corporativa:
- Ambientes descontraídos: ambientes que possuem a descontração como uma de suas principais características são cada vez mais esperados nos novos projetos de arquitetura corporativa. A maioria das pessoas não quer mais trabalhar em espaços monocromáticos, muito sérios e sóbrios. É possível dar um toque de humor e modernidade ao ambiente de trabalho. Sem que o local perca a sua funcionalidade. É possível usar e abusar de cores, papéis de parede, escolher mobiliários versáteis e divertidos.
- Mais vegetação: além de garantir uma maior conexão com a natureza. E de proporcionar uma sensação de relaxamento e tranquilidade, deixando os ambientes corporativos mais leves, os elementos vegetativos como jardins verticais, vasos de planta e flores dão um certo charme ao ambiente de trabalho.
- Mais cores: as cores são elementos de grande importância em projetos de arquitetura, já que são capazes de influenciar nas sensações e percepções de quem está em cada ambiente.
- Design ecológico: o design ecológico vem ganhando cada vez mais espaço e chamando a atenção de grande parte das empresas, principalmente das empresas mais jovens. Aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis nos ambientes de trabalho, como a luz e a ventilação natural, por exemplo, são algumas das formas de incluir a sustentabilidade nos projetos de arquitetura corporativa e transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais leve e agradável.
- Espaços integrados, versáteis e multifuncionais: os chamados espaços colaborativos, também conhecidos como Open Space, que possuem a flexibilidade como principal característica, estão em alta e podem ser considerados uma grande tendência para projetos de arquitetura corporativa. O ritmo acelerado das jornadas de trabalho e as mudanças constantes acabam exigindo ambientes que estimulam a colaboração. O foco destes ambientes polivalentes é priorizar e promover a integração dos espaços, proporcionando um ambiente mais amplo.